Fraternidade Pobre Katar

07/06/2012 22:26

A palavra Fratenidade nos remete à palavra irmãos (do latim frater,is). 

Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, nos torna todos irmãos, filhos de Deus Pai, assim, de fato pelo Evangelho, somos todos irmãos, herdeiros, filhos no Filho.

São Francisco de Assis, auter Chiristi, é um modelo de vida fraterna, e motivados por seu ideal, é que esta palavra foi escolhida para expressar aquilo que queremos ser, irmãos!

 

A palavra Pobre, num primeiro momento nos lembra de pessoas carentes, mas de fato signifca o filho de Deus, Jesus de Nazaré, o Cristo, que sendo Deus, se fez pobre para nos enriquecer, assumiu em tudo a nossa condição humana, menos o pecado; aquele que assumiu até as últimas consequências sua doação de vida, ao ponto de não mais parecer pessoa humana, aquele que sofre quando um de nós sofre, Jesus se identifica conosco, com cada um de nós, pessoa humana, ao ponto desta palavra no sentido escolhido, significa ao mesmo tempo, a pessoa que sofre, o pobre e/ou doente, e o próprio Jesus, Deus conosco. É Deus que nos une, somos um em Cristo!

"Saulo, Saulo, por quê me persegues?" (At 9,4b)

"Todas as vezes que fizestes isto a um dos menores, foi a mim mesmo que fizestes" (Mt 24, ).

 

Já a  palavra Katar, inicialmente, não sabíamos como escrever (catá, kata, catar), a razão desta palavra é que precisamos ir atrás (buscar) para descobrir (conhecer) como podemos ajudar alguém que precisa, que sozinho, não consegue ir muito longe, fica tantas vezes no meio do caminho, e perece, termina sua existência na terra, tantas vezes na margem da sociedade, da história, sua história fica no anonimato, sem nome, sem voz, sem vez, sem referência, como nos lembra o profeta isaias, sua aparência não nos atraia. Do grego, katar, significa procedência, por exemplo, Evangelho katar João, isto é, Evangelho segundo João. Na prática, no contexto da fraternidade, katar significa ir atrás da fonte, isto é, daquilo que possibilita ao outro a ter acesso a um bem, que seja ele, a vida, a cultura, a saúde, a verdade, a economia, a política, ao emprego (trabalho), ao lazer, aos bens materiais, a moradia.